Agosto/2013
Nesta segunda-feira, dia 19 de agosto, o repórter Bernardo Esteves falará sobre o jornalismo narrativo de ciência desenvolvido na revista Piauí, no seminário do curso latu sensu em divulgação científica.
O palestrante, doutorando em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ, trará exemplos de reportagens de ciência de fôlego e das principais publicações que praticam esse gênero no Brasil e no mundo.
O seminário é gratuito, aberto ao público e acontecerá às 9h30 na Oficina-Escola de Manguinhos.
O evento integra o ciclo de palestras “Seminários em Divulgação Científica” e faz parte do Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde, uma parceria entre Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Casa da Ciência/UFRJ, Fundação Cecierj e Museu de Astronomia e Ciências Afins e Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Sobre Bernardo Esteves
Possui graduação em Comunicação Social pela UFMG (1999) e mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Coppe/UFRJ (2005), com tese desenvolvida na linha de pesquisa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia. Sua dissertação de mestrado foi adaptada e lançada em livro em 2006: “Domingo é dia de ciência – história de um suplemento dos anos pós-guerra” (Azougue/Abipti). É repórter da revista Piauí e doutorando em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ.
Resumo
Histórico e definição do jornalismo narrativo. Principais publicações que praticam esse gênero no Brasil e no mundo. Possibilidades que o gênero abre para a cobertura de ciências. Discussão prática de exemplos de reportagens de ciência de fôlego.
Seminário “Jornalismo narrativo de ciência”
Dia: 19 de agosto de 2013
Horário: 9h30
Local: Oficina-Escola de Manguinhos
Endereço: Museu da Vida, na Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Rio de Janeiro (perto da passarela 6 e dentro do campus da Fiocruz).