Junho/2016
Pela primeira vez, editores de periódicos interdisciplinares do Brasil, outros países da América Latina e Reino Unido tiveram a oportunidade de discutir frente a frente os desafios comuns do seu trabalho. Em workshop realizado de 22 a 24 de junho de 2016 no Rio de Janeiro, os participantes dialogaram sobre as agendas contemporâneas e futuras da editoração, indexação e impacto das revistas nas áreas de ciências humanas e sociais com ênfase em história.

Editores de revistas científicas participaram de workshop internacional na Fiocruz, no Rio, de 22 a 24/6/2016. Foto de Roberto Jesus Oscar / Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz
Com o objetivo de incrementar políticas editoriais consistentes, inovadoras e sustentáveis, os editores refletiram sobre a situação atual e as estratégias de seus periódicos, como a publicação do conteúdo em acesso aberto e a sua divulgação através de blogs e redes sociais. Impasses como as consequências do produtivismo acadêmico e as dificuldades de financiamento também pautaram os debates realizados na Tenda da Ciência, na Fiocruz.
Nos últimos anos, editores e membros dos corpos editoriais de revistas interdisciplinares têm sido confrontados com uma combinação de antigas e novas dificuldades para validar sua existência e melhorar a gestão, qualidade e visibilidade de suas publicações. Estes desafios têm sido especialmente agudos em periódicos acadêmicos latino-americanos publicados na região e no exterior, nos quais os editores trabalham com recursos escassos e se esforçam para disseminar o conteúdo das revistas tanto para especialistas de diversas áreas científicas como para o público leigo.
O workshop Desafios de revistas interdisciplinares: experiências do Reino Unido, Brasil e América Latina em história, ciências sociais e humanidades fez parte de um projeto de colaboração de um ano apoiado pela British Academy entre a revista brasileira História, Ciências, Saúde- Manguinhos, da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e o periódico britânico Journal of Latin American Studies, da Cambridge University Press.

Editores científicos da América Latina e Reino Unido reúnem-se na Tenda da Ciência, na Fiocruz, no Rio.
Foto de Roberto Jesus Oscar / Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz
No Facebook de HCS-Manguinhos, os participantes comentaram:
“Muchas gracias por un “workshop” muy llevado. Aprendí mucho”, disse Martin Monsalve, da Revista Apuntes.
Para Germana Barata, editora do blog Ciência em Revista, os debates geraram bons frutos em prol das revistas científicas brasileiras.
Keilla Kobayashi, editora executiva do periódico Trabalho, Educação e Saúde, publicado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz, parabenizou a equipe pelo evento “que não terminou hoje!”
A professora de história Marili Rodrigues Máximo destacou a grande importância da utilização de redes sociais para partilhar produções científicas.
Bruno Leal, editor do Café História, resumiu o espírito: “Editores do mundo, uni-vos!”
Nos próximos dias, publicaremos nos blogs de HCS-Manguinhos em português e em espanhol e inglês a cobertura do workshop realizado neste inverno de sol e frio no Rio de Janeiro. Acompanhe.