Novembro/2017
Clik here to view.

Lorraine Daston. Foto de Tristan Vostry, 2016
Pela primeira vez, os artigos da historiadora das ciências Lorraine Daston sobre objetividade nas ciências são publicados no Brasil, em português. A coletânea Historicidade e Objetividade será lançada durante o Simpósio USP de História da Ciência e da Tecnologia, em 13 e 14 de novembro em São Paulo. O livro foi organizado por Tiago Santos Almeida (IEA/USP) e traduzido por Francine Iegelski (UFF) e Derley Menezes Alves (IFS). Kaori Kodama (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) escreveu a quarta-capa.
“Daston é um dos nomes mais influentes e renovadores da recente história das ciências”, afirma Kaori Kodama. Ela explica que Daston cria uma abordagem histórica ao mesmo tempo conceitual, concreta e sensível através de assuntos muito diversos, tais como a probabilidade, os experimentos científicos, a objetividade, os próprios objetos e até monstros – que incluíam desde pessoas com ditas anomalias até seres não conhecidos, como cobras com duas cabeças. Neste procedimento, a autora busca compreender como se reconfiguram no tempo ciência, cultura e arte, nelas implicando a constante reformulação do campo moral e da subjetividade.
Image may be NSFW.
Clik here to view.De acordo com Kodama, a objetividade científica – um dos pilares da ciência moderna – foi considerada eterna e pouco problematizada por historiadores, uma vez que se pressupôs que o assunto estaria recortado dentro de uma epistemologia eminentemente a-histórica.
“É através de um programa de epistemologia histórica, defendido por Daston, que ela fecunda suas análises. Como ela afirma, a objetividade nas ciências tem uma história, e ela não é linear. Esta objetividade foi de par com a construção de uma maneira de valorar certas virtudes epistêmicas, que conformaram ao mesmo tempo um modo de conhecer científico”, afirma na quarta capa.
O livro inaugura a coleção Epistemologia Histórica, dirigida por Tiago Santos Almeida, do Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina – IEA/USP. O simpósio será transmitido ao vivo pela internet e a programação completa está disponível no site do IEA/USP.
O livro pode ser adquirido pelo site da Editora LiberArs.
Leia a apresentação do livro no último Boletim da SBHC.
Sobre objetividade científica, leia em HCS-Manguinhos:
Sanjad, Nelson. Exposições internacionais: uma abordagem historiográfica a partir da América Latina. Hist. cienc. saude-Manguinhos, Set 2017, vol.24, no.3, p.785-826
Knight, Alan. Minhas experiências como editor e autor de revistas de história (com referência particular a Past & Present). Hist. cienc. saude-Manguinhos, Dez 2016, vol.23, no.4, p.1229-1237.
Losada, Janaina Zito. Historiografia brasileira e meio ambiente: as contribuições de Sérgio Buarque de Holanda e o debate contemporâneo da história ambiental. Hist. cienc. saude-Manguinhos, Set 2016, vol.23, no.3, p.653-668.